| 3-4 | Editorial |
| 5-14 | 1. The Perception of Self Among University Students in Two Cultures: Portugal and the United States |
| Rui Paixão*, Rui Aragão Oliveira**, Richard C. Page***, Jeffrey Dulin***, Jodi Carlton*** | |
| *Universidade de Coimbra, Portugal, **Instituto Superior de Psicologia Alicada, Lisboa, Portugal, ***University of Georgia, Athens (U.S.A.) |
| 15-38 | 2. Das Dialécticas do Vazio em Educação: Elementos para uma Justificação do Discurso Educativo. O caso da reorganização curricular do ensino básico |
| Paulo Nogueira | |
| Universidde do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
| 39-48 | 3. Influência das competências de compreensão leitora no desempenho académico |
| Iolanda da Silva Ribeiro, Adriana Campos | |
| Departamento de Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho |
| 49-62 | 4. Avaliação da inteligência: relação entre o desempenho na WPPSI-R e em provas piagetianas |
| Maria João Seabra-Santos | |
| Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Centro de Psicopedagogia da Universidade de Combra. |
| 63-76 | 5. Escola, Cidadania e Democracia: repensar os vínculos, redefinir tarefas e perspectivar responsabilidades |
| Manuel Barbosa | |
| Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho |
| 77-90 | 6. Disrupção percebida e auto-regulação da aprendizagem no Ensino Básico |
| Pedro Rosário*, Serafim Soares*, Rosa Mourão*, José Carlos Núñez**, Júlio González-Pienda**, Fátima Simões***, Fuensanta H. Pina**** | |
| *Universidade do Minho, **Universidade de Oviedo, ***Universidade da Beira Interior, ****Universidade de Murcia. |