2005 | Volume 4, número 1


3-4 Editorial

5-14 1. The Perception of Self Among University Students in Two Cultures: Portugal and the United States
Rui Paixão*, Rui Aragão Oliveira**, Richard C. Page***, Jeffrey Dulin***, Jodi Carlton***
*Universidade de Coimbra, Portugal, **Instituto Superior de Psicologia Alicada, Lisboa, Portugal, ***University of Georgia, Athens (U.S.A.)

15-38 2. Das Dialécticas do Vazio em Educação: Elementos para uma Justificação do Discurso Educativo. O caso da reorganização curricular do ensino básico
Paulo Nogueira
Universidde do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

39-48 3. Influência das competências de compreensão leitora no desempenho académico
Iolanda da Silva Ribeiro, Adriana Campos
Departamento de Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

49-62 4. Avaliação da inteligência: relação entre o desempenho na WPPSI-R e em provas piagetianas
Maria João Seabra-Santos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Centro de Psicopedagogia da Universidade de Combra.

63-76 5. Escola, Cidadania e Democracia: repensar os vínculos, redefinir tarefas e perspectivar responsabilidades
Manuel Barbosa
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho

77-90 6. Disrupção percebida e auto-regulação da aprendizagem no Ensino Básico
Pedro Rosário*, Serafim Soares*, Rosa Mourão*, José Carlos Núñez**, Júlio González-Pienda**, Fátima Simões***, Fuensanta H. Pina****
*Universidade do Minho, **Universidade de Oviedo, ***Universidade da Beira Interior, ****Universidade de Murcia.